segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Mulher de muitas vidas

Para quem fica, quem sonha e quem sente saudades..

Te tinha todas as manhas como as rosas que esperavam o toque do sol, a purpura que enche de cor a janela e o clarao da Lua gritando por vida! A vida sempre esteve tao presente no seu olhar, guerreira e mae. Mulher que me deixou saudades. Te ter sempre foi o mais facil da vida, voce vinha com toda essa ginga de quem tomou duas xicaras a mais de cafe, quem dancou a melodia mais bonita.. A orquestra te tinha nas notas. Voce era incontrolavel! Me tomava com os olhos de amendoas de quem sonhou durante uma vida inteira, respirava por entre os nos de meus cabelos e me dizia que valia a pena ser eu. Me impulsinou a ser o ser humano mais lindo, a mulher mais delicada, o espinho das flores.. Me dizia para ser doce e penetrar no amargo do ser. Voce que me ensinou a ser assim, essa metamorfose, mulher de tantas fases. Eu gosto de ter trago em mim, voce.

Mas ainda assim sou pouco. Me falta coragem, falta amor. Voce era infima,milagrosa e eu nao tenho nada disso. Sou tao pequenina e tao egoista as vezes.. me falta vontade. Terreno negro eu fujo, voce encarou sempre seus pesadelos de frente, rasgando a camisa e suando na face da dor. Doer pra voce parecia facil, entende? Voce sempre foi boa com isso. Levava a vida na brisa do verao.. Queria ser Janeiro assim como voce. Queria ser meia-mulher do que voce sempre foi.

E agora que seus dedos estao tao distante dos meus, o que fazer para nao sentir a falta? O que dizer quando sussurar em sua face velha e seu coracao cansado aquilo que eu sonho, e me deparar dizendo 'oi' para o nada.? Sonhar acordada faz parte dos dias que me assombram ou quando meu corpo desaba da felicidade plena.. dessas que voce sempre me contou em suas historias cheias de metaforas e amores sem culpa. Te amar faz parte do meu dia. Faz parte do show de toda mulher que vive alem do que se pede e voce sempre foi assim. Do coracao mais doce e da garra mais violenta, o 8 ou 80 de minha vida tao mesquinha..

Obrigada por demonstrar para mim que e preciso estar acima da razao e olhar mais pra dentro de si. Voce doa mais alma para esse corpo todo dia e tras mais Sol as chuvas que correm em minha face.



-> Dedico este texto,em especial, a minha vozinha. Falecida ano passado por um problema inesperado de coracao.
Existem pessoas que acreditam ja estarmos preparadas para o fim quando as pessoas que amamos envelhecem. Mas digo com certeza, o fim nunca e esperado e muito pelo contrario. Nao esperamos a dor chegar, o amorzinho gostoso de verao emudecer, a voz interior calar.. Ninguem quer que o fim chegue, porque junto dele vem a falta, a saudade. E sentir saudades so nos da certeza de que o amor vem incondicionalmente. Seja o amor atemporal ou o que foi levado junto das ondas do mar..

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Meu sol e eu

E quando você chegou, com muitos planos concretos todos guardados para ti, me deixou a beira-mar,com as mãos vazias. Te ter é coisa de cinema. Você vem, me embriaga com tuas palavras.. Nossa noite daria um roteiro para nenhum amador colocar defeito. Supre meu vazio com seus buracos de meio-dia,meio-amor. Meio homem que é você. Esvaziou meu guarda roupa de melhores beijos e salvou de fato minha fórmula para felicidade. Mas foi imediato, momentâneo, assim como suas juras e meus anseios. Te querer era dormir na praia, acordar na areia e voltar para casa a pé, acompanhando pela areia o quebrar das ondas. É gostoso sentir o sol, queimando de leve a pele, mergulhar na agua e lavar a sujeira da cidade grande.. Mas o pôr do sol foi feito para unir o céu da terra, o homem a mulher, assisti-lo só todas as vezes me deixa um vazio que nenhum meio espectador supriu.

Senti sua falta no meu auge de embriaguês,caminhando torto e indo em direção de qualquer banheiro.Beijando qualquer boca, ligando para qualquer número. Meu copo enche e a saudade brota. Me corrói, me da medo.. Já superei outras tantas faltas desse colo, indo em direção de outra taça, desligando o celular.

Confesso. Já imaginei cenas bonitas com todas as metades que nos faltavam. Quebra-cabeça perfeito, já fui craque em juntar os nossos cacos. Mas nunca consegui dar o toque final, imprimi-lo,salva-lo,cola-lo. Jamais consegui tirar da mesa toda a arte de nossa história.

Cansei toda mera tentativa, todo grito por sair de uma noite e tornar de vez um história com qualquer rumo.. Sair da mesa,sair da praia, sair da cama. Fui persistente para te trazer para mim. Tive força de vontade que nem eu imaginaria ter, mas meu coração cansou. São outros planos agora, outras vidas, outras bebidas. Quando vejo seu rosto eu tomo minha história. Não há nada mais lindo do que o amor que sinto por mim, não há nada que me complete mais e que me encha de vida. Não existe outra razão, sou só eu. E ser eu todos os dias tem trazido mais sol a minha praia, tem trazido mais você para mim do jeito que sempre foi, o meu ombro, meu abraço, um sorriso. E só. Você será sempre o meio das coisas..