quinta-feira, 2 de setembro de 2010

um adeus com carinho

Agora vai ser assim.. Toda vez que eu correr na areia,vou ver você. Ou quando minhas habilidades culinárias falharem, vou ouvir sua voz dizendo: 'eu te avisei'. Quando eu comer demais que a barriga doer, quando eu ouvir um samba e começar a dançar a pés descalços no meio da sala.. São coisas que me lembram você. E eu gosto. É bonito tudo isso que ficou aqui guardado comigo. Igual quando agente abre aquela gaveta do armário antigo e encontra tanto bagulho, lixo, lembranças. Uma carta, uma foto, um papel de bala.. E derrepente, quando se dá conta, você já ta lá horas sentada, rindo de como você era boba na época da carta, de como tava gordinha na hora da foto e aquela bala que você gostava tanto parou de ser fabricada.. E aí você percebe que aquilo ali não te faz falta, tava ali, perdido como as contas daquele seu cordão que arrebentou no carnaval. E tava ali no meio de tantas outras coisas que você não usa mais, mas não sabe aonde por. Um aparelho móvel, um celular velho, um relógio sem bateria. Aquela gaveta sem espaço e sem importância porém recheada de histórias. Vem um filme na cabeça e uma vontade de ver tudo o que tem ali dentro, quem sabe até conseguir se livrar de algum entulho ou resgatar algum objeto que pode ter se perdido por ali.

Você vai separando as coisas por grau de importância: pega o papel de bala e joga no lixo, separa as fotos pra ninguém ver sua fase medonha, junta todas as cartas bobinhas e guarda num saquinho. Pega o relógio prometendo trocar sua bateria, mesmo sabendo que já havia prometido isso outra vez. O dia passou e você ficou ali, achando gostoso ver tudo ganhar forma, encanto. Tudo que tava perdido lá fez você ir longe como uma boa bicicleta ou um vento a favor.

Mas aí alguém bate a porta do seu quarto te chamando pra ir no cinema ver aquele filme infantil que você tanto gosta. Você sabe que é a perdição,mundo, a cor que a vida tem.. E sem nem pensar duas vezes joga fora as cartas, põe no mural as fotos, dá o relógio pra sua irmã. Aquele papel de bala você coloca na carteira pelo prazer que te oferecia, derretendo por você, pra você, te fazendo bem.

O adeus é assim. Um entulho de tudo aquilo que você quer deixar pra trás. Há coisas que vão para o lixo, outras ficarão guardadas com você, penduradas no mural da vida ou na carteira dos sentimentos. Mas todo mundo sabe que não há nada melhor do que uma gaveta organizada.

Um comentário: